quarta-feira, 21 de maio de 2008

mídia simplifica aquecimento global


Em setembro do ano passado escrevi um artigo para o nosso blog em que comentava a questão dos biocombustíveis antecipando, inclusive, a discussão hoje levantada pela ONU sobre a falta de alimentos. A possibilidade do redirecionamento das plantações que, gradualmente, estariam deixando de cultivar alimentos e concentrando suas atividades em produzir insumos voltados para a indústria dos combustíveis renováveis.

Neste momento, outra questão de fundo ambiental tem aparecido nos meios de comunicação (como a catástrofe ocorrida recentemente em Miamar por conta de um ciclone). O chamado “aquecimento global” figura como um dos grandes responsáveis pelas rigorosas intempéries. Mais uma vez, a superficialidade em torno do debate denuncia a falta de rigor (ou o comprometimento?) da apuração de informações sobre o fenômeno.

A mídia normalmente aponta a emissão de dióxido de carbono (CO2) como responsável pelo aumento da temperatura média do planeta. Conheço poucos fenômenos naturais que ocorrem, todavia, por conta de uma única causa. É fácil imaginarmos que, talvez, outros gases devem contribuir para a ocorrência do aquecimento da Terra.

Outros fatores menos apontados devem aparecer ao menos a título de enriquecimento da análise. A quantidade de vapor d’água na atmosfera, por exemplo, também interfere na temperatura do planeta. Ora, a “inocente” água está atrelada a um fenômeno “terrível”? Sim. Se formos buscar mais argumentos em torno do assunto poderíamos chegar a informações que, inclusive, redirecionam toda a questão.

Analisando somente um caso de disparidade de informações, devemos lembrar que parte dos paleontólogos (cientistas que se ocupam em analisar animais e plantas fossilizados) chegam a mencionar que o aquecimento global não é um fenômeno de responsabilidade humana. Argumentam que, em longo prazo, a temperatura média do planeta sofre alterações. Alterações estas que depois são naturalmente contornadas.

Isso não quer dizer, todavia, que sugiro não controlarmos a emissão de gases poluentes. Só estou percebendo que boa parte dos debates possuem mais de um lado. Eventualmente, muitos lados...

***************

Aproveitando a oportunidade, não devo deixar de mencionar o artigo do jornal norte-americano The New York Times de anteontem (18/05) em que defendem, mais uma vez, a internacionalização da Amazônia. Esse imperialismo yankee é difícil de aturar...bom...sobre um assunto tão sério devemos um comentário imediato. Neste caso, deixo as palavras do então reitor da Universidade de Brasília (quando numa universidade norte-americana foi questionado por um estudante sobre qual seria seu ponto de vista a respeito da internacionalização de nossa floresta numa perspectiva “humanista”).

Na postagem logo abaixo, portanto, a magistral resposta do então prof. Cristóvam Buarque.

7 comentários:

Johnny Araujo disse...

Aquecimento global e biocombustíveis. Sobre o aquecimento do planeta eu também ví em alguma revista que postava capas de outras revistas de decadas atrás, matérias com o título: "O mundo está congelando" por exemplo. O que afirma que a tese de nossos diplomatas hoje não tem muito a ver com os gases poluentes e tal... Eles com certeza influenciam, podemos diminuir isso, e devemos! No Brasil apareceu uma solução para o mundo; os biocombustíveis,mas aí se esbarra noutro problema, a falta de terra pra produzir alimentos, mas e esse monte de terra que o MST reivindica? Com certeza tem-se terra suficientes pra eles e pra plantação de cana, não tenho números aqui agora mas tenho fonte confiável dessa informação. Então, pelo que parece, o problema é diplomático e político, inclusive de relações internacionais.

lucas alencar pedro disse...

bem lembrado raul, essa polêmica do aquecimento do planeta ja esta virando "moda", todo mundo quer dar a sua opnião. Mas esquecem que as informações que recebem todos os dias (em sua maioria) esta retorcida á um só ponto de vista.

Thamires Dearo Portilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamires Dearo Portilho disse...

O aquecimento global já virou meio de comércio. Há propagandas em todas as partes, comerciais de televisão, camisetas, etc. Mas isso conscientiza as pessoas comuns dos problemas... Mas a solução não está em nossas mãos, e quem poderia fazê-lo não está nem um pouco interessado.
Temos culpa da degradação de nosso planeta, desperdiçando água, jogando lixo nos rios, entupindo ruas de carros, desmatando florestas, e esses problemas sim, deveriam ser controlados, a emissão de CO2 pelas indústrias e carros é apenas parte do problema...
Mesmo que mudássemos de comportamento agora, nosso mundo continuaria condenado...
Nós vamos acabar com o mundo...
E isso nem precisava ser uma profecia... O homem destrói o homem desde o principio... Já estamos condenados antes de existir "aquecimento global"...

Unknown disse...

sobre aquecimento global... digamos q mais cedo ou mais tarde vai acontecer outra era do gelo,talves devido as poluiçoes isso ocorra com mais rapidez. acredito q é inevitavel, no mundo sempre aconteceram fenomenos e mudanças. claro que com um intelvalo de tempo bem grande.se nao, o mundo nao seria o que é hoje nao é mesmo?!

Anônimo disse...

Mais uma vez, excelente posicionamento, que, aliás, eu tenho considerado bastante, uma vez que os céticos o mencionam com certa frequência, e os mesmos tem o meu respaldo na maioria das questões que levantam. Claro que o fato de não somente o dióxido de carbono colaborar para o aquecimento global e a potencialização do efeito estufa não serve de desculpa para o descontrole das emissões deste gás, altamente poluente.
E, incrementando o seu exemplo do vapor d'agua, também contamos com a "ajuda" do metano, presente em cada organismo vivo e expelido aos montes pelos seres humanos(não só através do corpo, como também na absurda quantidade de lixo que "deixa para trás", por onde passa).
Particularmente, tenho de concordar com a opinião de alguns de que a mídia tem feito, se não sensacionalismo, comentários e artigos ignorantes acerca da questão. E o pior: com seu incrível poder de persuasão, tem convencido milhares de pessoas, que, no seu desespero induzido, defendem com unhas e dentes argumentos não tão válidos assim.
Após o documentário do Al Gore, por exemplo, um estardalhaço foi feito e as informações apresentadas, distorcidas.
Espero que a mídia imparcial e ciente do assunto entre em ação e retome o controle da situação.

OBS: Não posso deixar de mencionar que este assunto foi tema de um debate à tarde na aula do Ichiba e e de slides do Niero, o que me ajudou a clarear as idéias e me forneceu boa parte de informações sobre o fato. Fico feliz em saber que a equipe do drummond, além de nos preparar para o vestibular, nos deixa mais preparados para a vida, colocando em pauta assuntos como esse, e nos livrando da alienação acerca dos acontecimentos ao nosso redor. Sou muito grata e orgulhosa por ter sido preparada por professores tão competentes como vocês(inclusive, se não principalmente, você, viu Raul?!). Um abração! Parabéns mais uma vez pelo blog.

Fábio Castaldelli disse...

olá meu caro professor de jornalismo e historiador como um dia também serei. aqui é o Fábio Castaldelli, tive aula com você ano passado na Faculdade Maringá e encontrei seu blog através do Diego do primeiro ano. Também tenho um blog, mas de crônicas, e vou colocar seu link lá para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho que seinceramnte é muito bom.

até mais Raul

Abraço!