segunda-feira, 20 de agosto de 2007

festa de inauguração


Olá caríssimos e caríssimas!

Em toda estréia deve haver uma inauguração. Pois é. Então vamos ao serviço. Antes de mais nada, vale a pena mencionar que demorei em acatar as sugestões de diversos amigos para criar um weblog. Queria me desculpar pela morosidade, mas penso que antes não havia delineado na minha cabeça um cenário claro a respeito do perfil dessa página.

Bom. Inês não morreu e aqui estão as primeiras palavras desta iniciativa que foi estimulada por vários e várias. A estas pessoas, meus agradecimentos antecipados pela colaboração de vocês na hora de fazer a coisa aqui andar. Ou vocês, amigos e amigas, acham que só eu vou subir neste banquinho?

Na impossibilidade de convidar a todos para uma confraternização neste ambiente, já que me parece que este é realmente virtual, o champagne fica para outra hora. Na igual impossibilidade de convidar para entrarem por questões newtonianas, nada mais razoável que apenas trazer à tona alguns nomes que, direta ou indiretamente, fazem parte da minha vida. Pessoas que, invariavelmente, me influenciam em algum sentido.

Meu muito obrigado para os meus grandes professores e amigos: Meus pais. Espaço nobre da página para vocês!

Muito obrigado a todos os meus estudantes (vulgarmente chamados de alunos e ex-alunos). De todos os lugares. Em todos os níveis. Basicamente, esta iniciativa responde à vocês.

Ao professor Carlos Sperandio, pela oportunidade de mostrar meu trabalho quando recém-formado. À professora Helenita Sala, pela infinita paciência com esse ex-aluno um tanto “rebelde”.

Ao professor Paulo Wollinger, ex-chefe (que “adora” essa alcunha...), grande mestre e amigo. Ao professor Nailor Marques Jr, pelo constante apoio e pela sincera amizade. Dr. Nilson Tadeu Reis Campos Silva, ilustre mestre na arte dos caminhos da vida. Jornalista Ricardo Kotscho, ilustre mestre do jornalismo de verdade. Às vezes, Kotscho, uma frase muda tudo...

Aos meus ex-professores, alguns deles meus colegas hoje (para azar de vocês e sorte minha...): Professores Paulo Boni, Mario “Bola”, Neil, Beto Klein, Flavinha e Hugo Pires Jr. Todos eles responsáveis por me orientar nos caminhos jornalísticos. Professores Zé Henrique, Jaime, Zeca e J. Fábio Bertonha. Responsáveis pelas histórias da história.

Aos amigos e amigas de diferentes momentos da vida. Muitos por perto até hoje. Éric, Fernando, Doyou, Galois e Celso. Renata, Juliana, Daiane, Luciana e Germana.


Aproveito para antecipar meu pedido de desculpas àqueles que, por ventura, sabem-se merecedores de menção e que, por algum motivo desconhecido, acabei por não mencionar. Pelo visto, erratas serão constantes...

E, enfim, muito obrigado a você. Nos tempos da economia da atenção, você que conseguiu ler a esta pequena lista telefônica até o fim, fico muito feliz por ter você por aqui!

Sejam todos(as) muito bem-vindos(as)!

6 comentários:

Unknown disse...

Amei o discurso da festa de inauguraçao!!Ainda mais ver meu nomezinho lá!!
Você sabe q é, foi e sempre será uma pessoa muito especial para mim, que me engrandeceu muito com seus sábios conselhos, suas dicas, seus papos...
Ai que saudade dos nossos bate-papos!!
Desejo a você toda a felicidade do mundo e que esta festa de inauguração "bombe"! rss
Beijos

Viana disse...

Grande Amigo Raul.
Sempre inovando, parabéns pelo
Blog, muito bom o descurso
inaugural.
Voltarei sempre para ver as novas.
Abração irmão.
Saudades...

Unknown disse...

Está ótimo é uma forma de interação como que há de novo..
Beijo

Unknown disse...

Olá Raul!

Unknown disse...

Olá Raul, parabéns pelo seu Blog, ficou com um visual legal(dá um ar de seriedade).A forma escrita também ficou muito boa.
Nos vemos no Pasargada...um abraço

Unknown disse...

Raul, Raul, passeando pelos campos googlerianos identifiquei referência minha, ao lado de grandes nomes do jornalismo destas paragens pré-sulinas e alhures. Lembrei-me, então, das três grande turmas de Jornalismo, com as quais trabalhei com a exigências, minha, de integrá-los ao conhecimento geral apoiados sempre nos principios do Método e da Razão, almejando a autonomia intelectual de cada um. Revi os rostos de cada um, voltou à mente as longas discussões sobre ciência e conhecimento, sobre a postura do profissional de comunicação e do jornalismo frente ao compromisso da divulgação dos fatos mantendo a independência de pensamento, rechassando pré-julgamentos, cientes da idéia de que somos formadores de opinão. E mais, do compromisso da universidade na formação de seres pensantes e, como tal, transformadores e criadores das melhores condições de vida daqueles que estão sob nossa influência, constribuindo com a formação e desenvolvimento daqueles que estão à nossa volta. Aí vejo-me lembrado por um mestre, enrrodilhado pela ânsia de saber e saber mais, visivelmente integrado ao mister do conhecimento pronto a partilha-lo mais e mais... materializando a idéia da universalidade. Somos seres universais e por isso estamos aqui e estaremos alhures (de novo!). Abraço, grande amigo... e obrigado pelas lembranças boas, calcadas no conhecimento real que foram partilhados nos principios acadêmico e que são manifestados, hoje, na sua prática profissional. Obrigado pela sua sensibilidade e pela constatação das suas origens.
Agora tu és o "mestre, grande mestre" e envio-lhe as mais cordiais saudações acadêmicas. Abraço, de novo, do professor Hugo

PS.Raul, estou na pasta da minha esposa -csagp.