terça-feira, 28 de agosto de 2007

imprensa analisa greves


Nas últimas semanas tenho acompanhado a imprensa ao falar em greves. Greves de médicos, legistas, policiais, professores. Mas não são as greves em si que me chamaram a atenção. Na verdade, estranho seria se os servidores públicos – com exceções, para bem ou para mal – estivessem contentes com seus salários e condições de trabalho. O que me deixou um tanto preocupado foi a forma com que os veículos tem tratado o assunto.

Ora, a sociologia mostra que greves são feitas, exatamente, para incomodar. É essa a finalidade delas. Quando as demais formas de negociação não frutificam, eis que surge o instrumento "greve". É a forma com que os trabalhadores, estando certos ou não, tem para demonstrar de forma enfática seu descontentamento.

O problema está no enfoque dispensado por muitos colegas da imprensa. Da forma com que tenho acompanhado em diversos veículos, o sentido que tomam as notícias é quase sempre de enfatizar que elas não são justas por criarem transtornos. Perguntar não costuma ofender: Sim. Greves atrapalham mas, enfim, não é esse o sentido delas?

Não sei porque, mas lembrei de uma frase do ilustre Cláudio Abramo: “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter”.

4 comentários:

Ricardo disse...

Olha professor,ja "filosofei" muito á respeito de tal frase(ja havia lido antes)e o q vejo é que nos dias atuais ela parece um tanto utópica,jornalismo tem sido na atualidade,no fato(pelo menos no Brasil)um meio de divulgar idéias tendenciosas,tanto nas revistas,jornais impressos,telejornais e internet.Imparcialidade e jornalimo não tem andado juntos,porém,mesmo tendo valía para alguns poucos comunicadores a frase é bela e leva á reflexão.
Quanto as greves,sim elas são para incomodar,porém ha ai,também,um problema,no fim de tudo,as coisas se tornam incômodas mesmo é para os grevistas,logo,ela precisa ser revista,como meio de reivindicação.

Unknown disse...

Então professor,não sou contra a greve , mas no entanto as coisas aqui no BRASIL parece que não caminha nunca ...e quando há uma mudança, logo o governo de forma rápida e inteligente fingindo que deu o tão sonhado aumento , dereitos etc ... mas sendo assim agem como raposas e pegam para si rapidamente aquilo de " deu " e de um jeito q apulação não perceba!!!

Anônimo disse...

excelente blog! ajuda bastante pra nós no que diz respeito à atualidades, principalmente a 50 dias do vestibular! Muito bom! Continua escrevendo teacher!!
=D

Isa (M3 - Drummond Maringá)

Unknown disse...

Muito bom o análise das notícias no blog!Principalmente sobre o "esquecido" acidente da TAM!!!
Inteligentes idéias e percepções!!Parabens ae Raul!!
:DDD

Lorrany (M3 - Drummond Maringá)